Desenvolvimento, divulgação, adesão e eficácia de um Programa de Cessação do Tabagismo oferecido em uma universidade pública / Development, dissemination, adherence, and effectiveness of a Smoking Cessation Programs offered in a public university
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.025Resumo
Programas de Cessação do Tabagismo (PCT) devem integrar aspectos que aumentem as chances de sucesso do tratamento, tais como a escolha da abordagem e modalidade baseadas em evidências científicas, a adaptação da intervenção às características do público alvo, os registros dos procedimentos e dos índices de eficácia e a utilização de estratégias tanto ativas como reativas de recrutamento de fumantes. Diante disso, este estudo foi delineado com o objetivo de descrever a implantação de um PCT numa universidade pública que adotou o ambiente 100% livre da fumaça do tabaco, incluindo a avaliação dos métodos de divulgação e seu possível impacto nas taxas de adesão e sucesso do programa. Foram inscritos 128 fumantes em nove grupos oferecidos ao longo de dois anos, sendo que 97 (76%) compareceram ao primeiro encontro, dos quais 69 (71%) efetivamente concluíram o PCT. Os grupos que realizaram avaliação de seguimento (n = 58) alcançaram taxas de abstinência de 27% e 32%, superiores às esperadas em tratamento unicamente psicológico e similares a índices que combinaram abordagem cognitivo-comportamental com farmacológica. As estratégias de recrutamento que combinaram estratégias ativas (contatos pessoais, convites personalizados, entrevistas individuais) e reativas (cartazes, e-mail corporativo, jornal) foram as mais eficazes para captação e adesão de fumantes ao PCT, confirmando a literatura. Conclui-se que campanhas de ambiente 100% livre da fumaça são oportunidades favoráveis para a eficácia dos PCT, que podem ser desenvolvidos e implantados por profissionais treinados de diferentes especialidades da área da saúde.
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