Percepção da competência ocupacional e comportamentos sexuais de risco em toxicodependentes / Perception of occupational competence and sexual risk behaviors in drug addicts
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.032Resumo
Objetivo: Estudar/compreender os comportamentos sexuais de risco e a percepção da competência ocupacional em toxicodependentes, em função da presença/ausência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Método:Optou-se por uma metodologia quantitativa e transversal, assumindo o estudo um carácter exploratório e descritivo. Assim, 166 indivíduos toxicodependentes, com 34,6 anos de média de idade, foram avaliados com os seguintes instrumentos: Auto-Avaliação Ocupacional e QC-VIH. Resultados: Nos comportamentos sexuais, os toxicodependentes infetados por HIV eram o grupo com a maior frequência de utilização do preservativo e um maior conhecimento em relação ao HIV. Por outro lado, os toxicodependentes sem DST apresentaram valores medianos mais altos para a percepção da competência ocupacional. Conclusões: São diferentes os comportamentos sexuais entre toxicodependentes, de acordo com a sua serologia. Os toxicodependentes sem DST continuam a manter comportamentos sexuais de risco. Parecem não ter a percepção da gravidade para a sua saúde e para a competência ocupacional do poder vir a ser infetado pelo HIV. Quando um toxicodependente é confrontado com a notícia da sua seropositividade ao HIV parece existir um comportamento comum quanto ao uso de precauções (preservativo), redução dos riscos em todo o tipo de relações sexuais e diminuição da percepção da competência ocupacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.