Levantamento sobre o uso de drogas por estudantes do ensino médio: Uma revisão sistemática / Survey on drug use among high school students: A systematic review
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.043Resumo
As primeiras experiências com drogas ocorrem frequentemente na adolescência, em ambientes familiares com substâncias lícitas como álcool e tabaco, e os dados indicam que a adolescência é uma fase de exposição e vulnerabilidade ao consumo de substâncias. Objetivo: Conhecer a prevalência do uso de drogas entre estudantes do ensino médio. Método: Revisão sistemática de literatura. Resultados: Foram localizados 184 artigos e, conforme os critérios de exclusão, 13 artigos foram adotados, sendo 3 que abordam o tema na região Sul, 1 na região Nordeste, 1 na região Norte e 8 na região Sudeste do Brasil. Discussão: Dos 13 artigos examinados, viu-se crescimento no uso de drogas entre adolescentes escolares. A pesquisa revela aumento significativo de uso na vida, uso frequente e uso pesado de várias drogas. Verificou-se que os estudantes apresentam contato precoce com substâncias psicoativas,fazendo uso em grande quantidade, sejam lícitas como álcool e tabaco, ou ilícitas, como solventes e maconha. A variável mais importante relatada para esse comportamento foi a curiosidade. Conclusão: Há o aumento no uso de substâncias entre estudantes e a abordagem do tema nas escolas é a melhor maneira de prevenir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.