Terapia Ocupacional Social na assistência ao idoso: história de vida e produção de significados/Social Occupational Therapy in the care of the elderly: life history and production of meanings
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0557Palavras-chave:
Idoso, Vulnerabilidade Social, Terapia Ocupacional, Assistência SocialResumo
Este artigo trata do relato da experiência do acompanhamento de uma idosa pelo Serviço Especializado de Assistência Domiciliar – SEAD pertencente à rede socioassistencial do município de Vitória, ES. Por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, o SEAD é ofertado a pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência e em situação de violações de direitos, bem como para seus cuidadores e familiares. No intento de contextualizar a experiência pretende-se explicitar o SEAD e suas particularidades, tanto no que diz respeito ao Serviço Único de Assistência Social – SUAS e à Política Nacional de Assistência Social – PNAS quanto em relação ao Estado do Espírito Santo, pioneiro em sua implantação em nível nacional. Será aprofundado ainda o debate acerca do papel da terapia ocupacional nesse serviço, no propósito de abordar e discutir as metodologias e intervenções realizadas por essa área profissional no estudo de caso, vindo a acrescer ao corpo de estudos dedicados à terapia ocupacional social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.