Desempenho funcional de crianças com desnutrição crônica na faixa etária de um a três anos/Functional performance of children with chronic malnutrition aged 1 to 3 years old
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.054Resumo
A desnutrição infantil é um importante problema de saúde pública, sobretudo no Nordeste brasileiro, pois pode comprometer o crescimento e desenvolvimento das crianças de modo irreversível. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento funcional de crianças com desnutrição moderada ou grave na faixa etária de um a três anos de idade. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e com delineamento seccional com as crianças diagnosticadas com desnutrição crônica moderada ou grave que estavam ingressando em um centro de recuperação e educação nutricional na capital alagoana. Para mensurar o desempenho funcional das crianças foram utilizadas as escalas de autocuidado, mobilidade e função social da versão brasileira do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). As condições sociodemográficas foram investigadas através de um questionário previamente elaborado para o estudo. Os resultados revelaram que três das 11 crianças avaliadas apresentaram desempenho funcional inferior ao esperado para sua idade. Das três crianças, uma apresentou atraso nas três áreas avaliadas, uma nas áre as de mobilidade e autocuidado e outra apenas na área de autocuidado. O autocuidado foi a área mais comprometida, sugerindo que o contexto socioeconômico familiar desfavorável interfere no engajamento das crianças nessa área de ocupação. Conclui-se que a desnutrição pode comprometer o desempenho em atividades cotidianas e que os programas de intervenção junto à criança desnutrida devem contemplar a estimulação ao desenvolvimento das atividades da vida diária ao mesmo tempo em que ocorre a reabilitação nutricional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.