A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0587Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos, Desenvolvimento Infantil, Criança Hospitalizada, Terapia OcupacionalResumo
Este artigo buscou investigar o brinquedo permanente como estímulo constante ao desenvolvimento global de crianças internadas em uma Unidade Intermediária de um hospital de média e alta complexidade, a partir da visão dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A pesquisa foi realizada em um instituto nacional referência no atendimento da criança e do adolescente, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O campo escolhido nesse instituto se deu pela sua complexidade, por atender a uma clientela com um perfil diferenciado de internação pediátrica, com a maior parte das crianças cronicamente adoecidas e dependentes de tecnologia, o que a diferencia de outras unidades intensivas pediátricas.Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, composta por observação participante da rotina de crianças internadas em uma Unidade Intermediária (UI), com idade cronológica de zero a dois anos, e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde que atuavam no atendimento aos pacientes da unidade. Os achados possibilitaram discutir a importância do brinquedo permanente como recurso primordial ao desenvolvimento global durante a hospitalização infantil, contribuindo para uma possível ressignificação do modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.
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