Escala de avaliação de incapacidade na demência – versão longa (DADL-BR)/Disability assessment scale for dementia – long version (DADL-BR)
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0599Palavras-chave:
Avaliação, Atividades Cotidianas, Idoso, Demência, Reprodutibilidades dos Testes, Validade dos TestesResumo
Introdução: Não há disponível na literatura instrumentos de avaliação funcional para idosos com demência que avaliem todas as ocupações. Objetivo: Elaborar a Versão Longa da Escala de Avaliação de Incapacidade na Demência (DADL-Br), que avalie todas as Ocupações previstas pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), bem como atividades que as compõem, e verificar sua validade de conteúdo. Método: Com a autorização da autora principal da versão original (DAD), Profa. Dra. Isabelle Gélinas, os novos itens da Versão Longa (DADL‑Br) foram elaborados a partir da classificação da AOTA para as Ocupações, considerando as lacunas existentes no instrumento original. Foram realizadas avaliações de Equivalências Cultural e Conceitual por um Comitê de Especialistas e um Comitê Multiprofissional. As sugestões dos Comitês foram aceitas e o processo seguiu para os pré-testes e análise da da autora. Resultados: Na primeira versão do instrumento foram acrescentados 10 novos domínios e 64 novos itens, que após sete avaliações da Equivalência Cultural (média da concordância 89,2%), seis avaliações da Equivalência Conceitual (média da concordância 81,2%), três pré-testes e análise da autora principal da versão original, resultaram na elaboração de cinco versões, acréscimo de doze itens e exclusão de sete, sendo a versão final composta por 20 domínios e 109 itens, destes 10 novos domínios e 69 novos itens. Conclusão: Esse processo conferiu validade de conteúdo ao DADL-Br, que contempla todas as Ocupações propostas pela AOTA, podendo ser uma ferramenta útil para avaliar o perfil de desempenho ocupacional de idosos com demência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.