Escala de avaliação de incapacidade na demência – versão longa (DADL-BR)/Disability assessment scale for dementia – long version (DADL-BR)

Autores

  • Mariana Boaro Fernandez Canon Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Maria Helena Morgani de Alemieda Universidade de São Paulo - USP
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0599

Palavras-chave:

Avaliação, Atividades Cotidianas, Idoso, Demência, Reprodutibilidades dos Testes, Validade dos Testes

Resumo

Introdução: Não há disponível na literatura instrumentos de avaliação funcional para idosos com demência que avaliem todas as ocupações. Objetivo: Elaborar a Versão Longa da Escala de Avaliação de Incapacidade na Demência (DADL-Br), que avalie todas as Ocupações previstas pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), bem como atividades que as compõem, e verificar sua validade de conteúdo. Método: Com a autorização da autora principal da versão original (DAD), Profa. Dra. Isabelle Gélinas, os novos itens da Versão Longa (DADL‑Br) foram elaborados a partir da classificação da AOTA para as Ocupações, considerando as lacunas existentes no instrumento original. Foram realizadas avaliações de Equivalências Cultural e Conceitual por um Comitê de Especialistas e um Comitê Multiprofissional. As sugestões dos Comitês foram aceitas e o processo seguiu para os pré-testes e análise da da autora. Resultados: Na primeira versão do instrumento foram acrescentados 10 novos domínios e 64 novos itens, que após sete avaliações da Equivalência Cultural (média da concordância 89,2%), seis avaliações da Equivalência Conceitual (média da concordância 81,2%), três pré-testes e análise da autora principal da versão original, resultaram na elaboração de cinco versões, acréscimo de doze itens e exclusão de sete, sendo a versão final composta por 20 domínios e 109 itens, destes 10 novos domínios e 69 novos itens. Conclusão: Esse processo conferiu validade de conteúdo ao DADL-Br, que contempla todas as Ocupações propostas pela AOTA, podendo ser uma ferramenta útil para avaliar o perfil de desempenho ocupacional de idosos com demência.

Biografia do Autor

Mariana Boaro Fernandez Canon, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Gerontologia, Mestranda em Ciências da Saúde - UNIFESP

Maria Helena Morgani de Alemieda, Universidade de São Paulo - USP

Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo – FMUSP

Marcia Maria Pires Camargo Novelli, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Departamento de Gestão e Cuidado em Saúde, Instituto de Saúde e Sociedade ISS – UNIFESP

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Canon, M. B. F., Morgani de Alemieda, M. H., & Pires Camargo Novelli, M. M. (2016). Escala de avaliação de incapacidade na demência – versão longa (DADL-BR)/Disability assessment scale for dementia – long version (DADL-BR). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(2), 323–334. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0599

Edição

Seção

Artigo Original