INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL EM CASAS-LARES COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Apresenta-se uma experiência de intervenção com crianças abrigadas, relatada
em uma Monografia de Conclusão de Curso, cujo tema se relaciona com a
experiência de estágio de prática curricular das autoras. Realizou-se uma revisão
de literatura na língua portuguesa, específica no campo de Terapia Ocupacional
e de áreas afins, referente ao período 2000/2007, sobre temas em torno do
desenvolvimento infantil e da violência doméstica. Objetiva-se destacar a
relevância da atuação do terapeuta ocupacional com crianças pré-escolares
vítimas de violência doméstica e moradoras de abrigos, caracterizados como
casas-lares. Abordam-se temas sobre abrigamento, violência doméstica e
atividades lúdicas durante o desenvolvimento infantil para discussão das
intervenções realizadas enquanto estagiária de Terapia Ocupacional, no período
de um semestre, no ambiente de uma casa-lar, mantida por uma Organização
Não-Governamental em Curitiba, PR. Parte-se do princípio que o brincar se
caracteriza como uma peça fundamental para a qualidade do desenvolvimento
infantil. Neste contexto, busca-se compreender as possíveis interferências do
ambiente de origem, onde a criança sofreu violência doméstica, no desempenho
ocupacional da mesma ao brincar, para poder analisar o atual ambiente, a casalar,
identificando e favorecendo as possibilidades de brincadeiras no cotidiano da
clientela estudada. Com base no modelo de “Desempenho Ocupacional
Competente no Ambiente” (COPE), proposto por Hagedorn, discute-se os
princípios de análise e adaptação do ambiente, descrevendo a intervenção do
terapeuta ocupacional sobre os ambientes físico, cultural e social numa casa-lar.