Identificação de demandas para atendimento e implantação do serviço de Terapia Ocupacional em um hospital universitário/Identification of service demand and Occupational Therapy service implementation in a university hospital
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0635Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Atividades Cotidianas, Assistência HospitalarResumo
Introdução: No contexto hospitalar, o terapeuta ocupacional atua como promotor da saúde e da qualidade da vida ocupacional. Para que o serviço de Terapia Ocupacional seja criado em um hospital, pode ser necessário adotar e articular diferentes estratégias. Objetivo: Caracterizar tanto as principais solicitações como os atendimentos terapêuticos, desenvolvidos pelas residentes de Terapia Ocupacional no processo de análise de demanda para a implantação do serviço. Método: Pesquisa com abordagem quanti-qualitativa. Analisaram-se 151 pedidos de avaliação recebidos para o atendimento de Terapia Ocupacional dos pacientes atendidos em um hospital universitário, no período de junho de 2012 a junho de 2013. Foram realizadas as análises de conteúdo e descritiva. Resultados: No decorrer do período deste estudo, a Terapia Ocupacional desenvolveu ações que envolveram os pacientes hospitalizados, os seus cuidadores e a equipe. Os pacientes encaminhados para o atendimento tinham idade entre 14 e 88 anos, e apresentavam dificuldades principalmente relacionadas à regulação emocional e ao processo de hospitalização. Os atendimentos foram feitos por meio de abordagens individuais e em grupo; dentre esses atendimentos, os mais efetuados foram de acolhimento e orientação para o paciente, familiar, o cuidador e o profissional. Conclusão: Os resultados deste estudo agregam conhecimento aos fatores relacionados à análise da demanda para atuação da Terapia Ocupacional hospitalar e reforçam a necessidade de esses profissionais atentarem para os requisitos imprescindíveis à implantação de serviços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.