Oficinas socioculturais com crianças e jovens sob a perspectiva da Terapia Ocupacional Social/Socio-cultural workshops with children and youth from the Social Occupational Therapy perspective
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0643Palavras-chave:
Cultura, Criança, Jovem, Terapia Ocupacional SocialResumo
Introdução: Os terapeutas ocupacionais, ao longo de sua história, defrontaram-se com a necessidade de ofertar ações concernentes às problemáticas socioculturais dos mais diversos públicos com os quais interagem, necessitando desenvolver ações pertinentes a esses contextos. Além disso, intervenções pertencentes ao âmbito da cultura, de forma focalizada, também têm sido compreendidas como da alçada deste profissional. Objetivo: Relatar a experiência do programa METUIA da Universidade Federal do Espírito Santo, que ilustra, sob o viés da terapia ocupacional social, as oficinas culturais e os acompanhamentos individuais e territoriais empreendidos durante um período de seis meses, no contexto sociocultural de uma comunidade periférica do município de Vitória, ES. Método: A construção conjunta das atividades visava à ampliação das redes sociais de suporte, à potencialização da infância e da juventude participantes e a participação social, além da construção de projetos de vida próprios às suas identidades culturais. Resultados: As oficinas culturais proporcionaram a identificação de diferentes demandas colocadas pelas crianças, pelos adolescentes e jovens, partindo da articulação entre distintos olhares e reflexões que se colocavam em choque por meio do reconhecimento da alteridade entre os grupos e os terapeutas ocupacionais. Conclusão: Almeja-se que experiências aqui retratadas possam contribuir para a consolidação das ações dos terapeutas ocupacionais no âmbito da cultura, trazendo elementos que possam promover reflexões para um campo que ainda necessita ser sistematizado como detentor de práticas e pesquisas nesta categoria profissional, sobretudo no campo social.
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