Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0665Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Prática Profissional, Cultura, Grupos Étnicos, População IndígenaResumo
O presente artigo resulta de um processo de reflexão acerca da temática terapia ocupacional e cultura, através da análise das experiências práticas de um projeto de extensão. Objetivou-se aprofundar os conhecimentos da terapia ocupacional em contextos culturais e as ações técnicas do terapeuta ocupacional neste âmbito, à luz das questões de etnicidade. Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa. O objeto de análise foram os relatos de experiência dos extensionistas e da técnica de terapia ocupacional, coletados por meio dos seus relatórios escritos entre 2012 e 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se as categorizações propostas por Bardin. As categorias de análise encontradas dizem respeito às ações técnicas em terapia ocupacional, intituladas ação cultural e ação étnica. Os resultados demonstraram que, nas experiências realizadas junto à comunidade Guarani, existem ações relevantes e consolidadas da terapia ocupacional neste contexto. As ações técnicas exercidas ratificam a relevância do papel do terapeuta ocupacional nos contextos culturais e na esfera da etnicidade. Essas práticas, por conseguinte, são pertinentes para a produção de conhecimento e para a formação teórico-metodológica e profissional em terapia ocupacional social e contextos culturais. Destaca-se que procedimentos técnicos coerentes com as questões de etnicidade, numa relação conjunta e horizontal, articulados pela mediação cultural, podem fortalecer os fazeres humanos e as afirmações identitárias.
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