A pesquisa acadêmica como atividade humana: participação de usuários da saúde mental e as contribuições da Terapia Ocupacional/Academic research as human activity: Occupational Therapy contributions for consumer participation
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0674Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Avaliação de Serviços de Saúde, Sujeitos da Pesquisa, Participação ComunitáriaResumo
A participação de usuários em pesquisas é uma tendência recente no mundo. Pesquisas deste tipo enfocam serviços de saúde, abordagens terapêuticas, efetividade de grupos de apoio e ajuda mútua, e medicação. Essas pesquisas são fundamentais para a obtenção de resultados acadêmicos que sejam representativos do grupo de usuários, além de influenciar políticas públicas que sejam efetivas e funcionais para os mesmos. Este artigo apresenta uma análise sobre como pode se dar a participação de usuários de serviços de saúde mental em pesquisas e qual pode ser o papel do(a) terapeuta ocupacional nesta construção. Percebe-se, nestes processos, quando regidos pelos princípios de autonomia, empoderamento e recovery, que vão ao encontro dos princípios de igualdade e reconhecimento, na medida em que possibilita não só a inserção no processo de pesquisa, mas também a possibilidade de vivenciar uma relação de igualdade pautada na valorização da experiência e no reconhecimento do saber dos usuários. A atividade de pesquisa pode ser um agente motivador, que mobiliza vontades, desejos, além da possibilidade de o sujeito sair da estagnação e tomar decisões. Dentro desse processo relacional, o(a) terapeuta ocupacional pode co-construir ou reconstruir a ação dos sujeitos no mundo. Entendendo que a terapia ocupacional tem como objeto de trabalho as atividades que são significativas na vida do indivíduo, a participação em pesquisa se transforma em foco para o processo terapêutico, na medida em que isso se apresenta enquanto demanda para e do próprio sujeito em questão.
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