Atuações da terapia ocupacional no contexto museológico: sensibilização para a diversidade/Performances of Occupational Therapy in the museum context: awareness of the diversity
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0682Palavras-chave:
Multiculturalismo, Deficiência Visual, Inclusão SocialResumo
O artigo reflete sobre os resultados da atuação do terapeuta ocupacional em um museu. Para tal, são abordadas questões que caracterizam os domínios do ambiente museológico, apresentando-o como um lugar possível para o exercício da profissão, bem como se discute quais atividades podem ser realizadas pelo profissional de terapia ocupacional em um museu, qual a sua relevância e qual a diferença da realização quando feitas pelo terapeuta ocupacional e por outro profissional. Desse modo, o objetivo principal do estudo foi apresentar um novo campo de atuação para o terapeuta ocupacional, destacando a relevância das atividades de sensibilização do público e como estas podem influenciar nas vivências museológicas do visitante. São relatadas duas atividades distintas com a temática de sensibilização para a deficiência visual, executadas em 2015, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, em Portugal. Relatam-se as atividades e analisam-se os resultados buscando aferir qualitativamente a participação do público e a sua resposta ao impacto que tais atividades podem surtir na inclusão cultural de pessoas com deficiência visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.