Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old

Autores

  • Patrícia Isabel Candeias Fernandes
  • Maria Raquel Rodrigues Santana Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde
  • Susana Cristina Costa Pestana Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0694

Palavras-chave:

Deficiências do Desenvolvimento, Desenvolvimento Infantil, Desempenho Ocupacional, Intervenção Precoce, Terapia Ocupacional

Resumo

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal.

Biografia do Autor

Patrícia Isabel Candeias Fernandes

Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

Maria Raquel Rodrigues Santana, Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja

Departamento de Saúde

Licenciada em Terapia Ocupacional

Especialista em Terapia e Reabilitação (área CNAEF 726)

Professora Adjunta Convidada do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

 

Susana Cristina Costa Pestana, Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja

Departamento de Saúde

Licenciada em Terapia Ocupacional

Especialista em Terapia e Reabilitação (área CNAEF 726)

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

Professora Adjunta Convidada do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

 

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Publicado

2016-09-26

Como Citar

Fernandes, P. I. C., Santana, M. R. R., & Pestana, S. C. C. (2016). Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 447–456. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0694

Edição

Seção

Artigo Original