Metodologias de intervenção do terapeuta ocupacional em contexto escolar com crianças com Necessidades Educativas Especiais em Portugal/Occupational therapists intervention methodologies in schools with children with Special Educational Needs in Portugal

Autores

  • Andreia Sofia Nabiço Maia
  • Maria Raquel Rodrigues Santana Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde
  • Susana Cristina Costa Pestana Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0695

Palavras-chave:

Necessidades Educativas Especiais, Contexto Escolar, Metodologias de Intervenção, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Os alunos com Necessidades Educativas Especiais devem ser inseridos em turmas regulares, recebendo todos os serviços educativos adequados que possibilitem o desenvolvimento de competências e capacidades dos mesmos. O sucesso da inclusão escolar depende da parceria entre os vários profissionais a intervir em contexto escolar. A importância do terapeuta ocupacional inserido numa equipe em contexto escolar já é reconhecida e valorizada pela comunidade, e é alvo de muitos estudos. Objetivo: Identificar as metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais em Portugal, em contexto escolar, com crianças com Necessidades Educativas Especiais, de forma a aferir as metodologias mais comuns, bem como os aspectos relevantes que fazem parte do processo terapêutico. Método: Trata-se de uma investigação de caráter não experimental com base descritiva e transversal. Inicialmente, foi elaborado um questionário semiestruturado, de natureza quantitativa, que foi ministrado aos terapeutas ocupacionais que trabalham ou tenham trabalhado havia menos de três anos em contexto escolar. Resultados: A amostra é composta por 40 terapeutas ocupacionais, 37 são do sexo feminino e três são do sexo masculino. A maioria dos indivíduos (77,5%) trabalha atualmente em contexto escolar. Os terapeutas ocupacionais intervêm principalmente com crianças, cujas idades estão compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Conclusão: Verifica-se que as metodologias mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais são a atividade lúdica/brincar terapêutico e o reino de atividades da vida diária. A equitação com fins terapêuticos e a hipoterapia representam as metodologias menos utilizadas em contexto escolar, em que cada uma foi selecionada por 10% dos terapeutas.

Biografia do Autor

Andreia Sofia Nabiço Maia

Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

Maria Raquel Rodrigues Santana, Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja

Departamento de Saúde

Licenciada em Terapia Ocupacional

Especialista em Terapia e Reabilitação (área CNAEF 726)

Professora Adjunta Convidada do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

Susana Cristina Costa Pestana, Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Saúde

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja

Departamento de Saúde

Licenciada em Terapia Ocupacional

Especialista em Terapia e Reabilitação (área CNAEF 726)

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

Professora Adjunta Convidada do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional

 

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Maia, A. S. N., Santana, M. R. R., & Pestana, S. C. C. (2016). Metodologias de intervenção do terapeuta ocupacional em contexto escolar com crianças com Necessidades Educativas Especiais em Portugal/Occupational therapists intervention methodologies in schools with children with Special Educational Needs in Portugal. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(4), 681–693. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0695

Edição

Seção

Artigo Original