A formação do terapeuta ocupacional para gestão de serviços de saúde: um estudo em bases curriculares/The formation of the occupational therapist for health care management: a study in curricular bases
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0710Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Formação, Ensino, GestãoResumo
Introdução: A Terapia Ocupacional abrange vários campos além da saúde e envolve uma abordagem biopsicossocial mais ampla. Entendendo sua complexidade, ficam evidentes suas contribuições na participação junto às equipes multiprofissionais, assim como nas articulações no nível de gestão de serviços de saúde. Objetivo: Partindo desta perspectiva, objetivou-se conhecer, entre os cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino superiores públicas federais, quais conteúdos são disponibilizados para formação do terapeuta ocupacional, para que ele atue na área. Método: A pesquisa trata de um estudo documental realizado através da análise dos Projetos Político-Pedagógicos, Grade Curricular e Ementários das IES Federais. Resultados: Foram encontradas 27 IES da rede pública de ensino cadastradas no MEC e, destas, 10 foram analisadas nesta pesquisa. De acordo com o Projeto Político-Pedagógico dos cursos analisados neste estudo, naquelas instituições em que aplicam os conteúdos referentes às Políticas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e o SUS, percebe-se maior ênfase a esses do que aos conteúdos que envolvem os princípios básicos da gestão de serviços de saúde. Conclusão: Conclui-se que os conteúdos referentes à gestão de serviços de saúde são pouco estudados nas instituições que participaram desta pesquisa, o que equivale a menos de 2% da carga horária total dos cursos.
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