Terapia ocupacional e grupo hiperdia/Occupational therapy and hiperdia group
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Atenção Primária à Saúde, Terapia Ocupacional, Doença CrônicaResumo
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são doenças crônicas, altamente prevalentes, de alto custo social, que vêm aumentando significativamente na população, representando importante problema de saúde pública, pois impactam negativamente na qualidade de vida. O grupo operativo hiperdia é uma estratégia importante para a sensibilização das pessoas acometidas por essas doenças quanto ao autocuidado, sendo uma das medidas preventivas de danos secundários. Objetivo: Relatar o processo vivenciado enquanto estagiária de terapia ocupacional em um grupo hiperdia, descrevendo as atividades realizadas. Buscou-se contribuir para as discussões necessárias a respeito do atual modelo de educação em saúde operante nestes grupos. Método: Trata-se do relato de uma experiência vivenciada durante estágio obrigatório na atenção básica, com o grupo hiperdia, desenvolvido no município de João Pessoa-PB, no período de agosto a dezembro de 2014. Resultados: As atividades foram desenvolvidas através de rodas de conversas e dinâmicas grupais, e pela arte. Estas resultaram na sensibilização do grupo acerca do autocuidado, nos esclarecimentos de dúvidas sobre a terapia ocupacional, no empoderamento de saberes e em maior participação e envolvimento dos usuários. Percebeu-se que a forma como acontecem as atividades educativas nos grupos traz ainda resquícios do modelo de educação em saúde tradicional, centrada na doença e na transmissão de informações de modo “bancário”. Tal modelo gera culpabilidade, frustrações e desistências. Conclusão: É imprescindível compreender a pessoa em sua totalidade. Os profissionais devem ser envolvidos no processo de educação permanente. Constatou-se a importância do terapeuta ocupacional neste contexto, que oferece ações eficazes.
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