Resumos de Teses e Dissertações: Utilização de contos de fadas e atividades simbólicas na compreensão de crianças vítimas de violência
Resumo
Baseando-se numa perspectiva ecológica a partir de uma análise multifatorial do fenômeno da violência doméstica e em teorias que consideram a importância dos Contos-de-Fadas no desenvolvimento emocional infantil, foi proposta esta pesquisa com um grupo de crianças vítimas de violência doméstica. Os principais objetivos deste estudo foram: descrever o impacto das narrativas dos Contos de Fadas na emergência de conteúdos emocionais latentes a partir das ações lúdicas seqüenciais e das verbalizações das participantes; traçar considerações a respeito do contexto em que a criança se desenvolve a partir de uma visão ecológica sobre o fenômeno e identificar elementos que ofereçam indícios de contribuições de um programa de contação de histórias e de atividades lúdicas para o desenvolvimento emocional de crianças num contexto de violência. A pesquisa teve caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os cuidadores e responsáveis legais das crianças e intervenções junto ao grupo a partir de sessões de contação de histórias e atividades simbólicas. Para a coleta de dados as sessões foram gravadas em vídeo, e, como forma complementar de registro, foi realizado um Diário de Campo. As entrevistas com os responsáveis legais foram gravadas em áudio. Para análise e tratamento de dados utilizou-se o sistema de análise de conteúdo e análise temática, sendo que os textos e imagens foram desmembrados em unidades de registro. Enquanto marco teórico a pesquisadora utilizou a teoria ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner, levando-se em conta os processos de troca que ocorrem dentro e entre os sistemas constituídos pelos indivíduos, e a psicanálise na compreensão do impacto das narrativas orais no desenvolvimento emocional de cada criança. Os resultados da pesquisa apontaram para o microsistema familiar (transmissão intergeracional); exosistema, mesosistema e macrosistema enquanto fatores de risco para o desenvolvimento das crianças e para a instalação da violência doméstica. Em relação às atividades de contação de histórias, o faz-de-conta se estruturou em torno dos elementos oferecidos pelo conto, ao mesmo tempo em que condensou alguns aspectos da história de vida da criança. Os dados obtidos sugerem que as narrativas orais podem servir como um suporte reunindo em si um repertório de elementos que despertam na criança conteúdos relacionados às suas vivências pessoais. Estes elementos estruturam o faz-de-conta e ações lúdicas, propiciando, ocasionalmente, a expressão da vivência da violência sofrida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.