Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar/Occupational Therapy and assistive technology: thoughts about the experience with collaborative school consulting
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0867Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva, Deficiência Física, AmbienteResumo
Trata-se da apresentação de reflexões pautadas na experiência desenvolvida junto ao projeto Tecnologia Assistiva na Inclusão do Aluno com Deficiência Física: Recursos e Procedimentos, em desenvolvimento desde o ano de 2009. Este projeto visa contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física inseridos em classes regulares da educação infantil do município de Marília-SP, por meio da colaboração entre saúde e educação. A colaboração dos profissionais da saúde se dá por meio da implementação dos recursos da Tecnologia Assistiva através da Consultoria Colaborativa Escolar. Este projeto foi desenvolvido em seis diferentes estágios: i) Ganhar entrada e estabelecer objetivos da equipe; ii) Identificação do Problema; iii) Intervenções/Recomendações; iv) Implementação; v) Avaliação, e vi) Prosseguimento. Através deste modelo de trabalho, nós procuramos a inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar. Este projeto tem evidenciado a importância de se ter o terapeuta ocupacional como parte da equipe no ambiente escolar e a importância do trabalho colaborativo entre as áreas da saúde e da educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.