A BRINQUEDOTECA SOB A VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL: DIFERENTES CONTEXTOS

Autores

  • Camila A. Santos
  • Eliana M. Marques
  • Luzia Iara Pfeifer

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as brinquedotecas pedagógicas e
hospitalares a partir de pesquisa bibliográfica, apontando as diferentes finalidades
das mesmas. A brinquedoteca visa 0 desenvolvimento das atividades lúdicas e a
valorização do brincar livre. 0 contexto no qual esta inserida e a população a que
e destinada exige adequação de objetivos, sendo essencial considerar as
peculiaridades da criança e sua situação física, ambiental e socio-cultural. As
brinquedotecas pedagógicas estão inseridas em universidades, instituições e
escolas (públicas e particulares, que atendem ou não crianças com necessidades
especiais) e objetivam disponibilizar brinquedos que facilitem a aprendizagem e
o desenvolvimento infantil; estimular a interação entre pais e filhos durante as
brincadeiras; permitir 0 acesso das crianças a variedade de brinquedos e
estímulos; possibilitar apoio psicopedagogia quando necessário: apresentar
atividades ludico-diretivas: oferecer brinquedos as crianças com pouco acesso
a estes; e resgatar valores relacionados a jogos tradicionais e culturais. Já as
brinquedotecas hospitalares tem por objetivo atenuar os efeitos negativos que a
criança sofre durante a hospitalização, como a ruptura do cotidiano, a privação
do brincar, 0 afastamento do núcleo familiar, 0 medo e a ansiedade devido a
procedimentos médicos; fazendo com que a criança expresse e elabore seu
sofrimento de forma lúdica, convivendo com outras crianças e desempenhando
seu principal papel ocupacional: 0 brincar. A Terapia Ocupacional adquire uma
importante função na brinquedo teca, pois além de atuar considerando 0 indivíduo
biopsicossocialmente, utiliza 0 brincar como meio e fim das intervenções.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

Santos, C. A., Marques, E. M., & Pfeifer, L. I. (2010). A BRINQUEDOTECA SOB A VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL: DIFERENTES CONTEXTOS. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(2). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/158

Edição

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Artigo Original