A BRINQUEDOTECA SOB A VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL: DIFERENTES CONTEXTOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as brinquedotecas pedagógicas e
hospitalares a partir de pesquisa bibliográfica, apontando as diferentes finalidades
das mesmas. A brinquedoteca visa 0 desenvolvimento das atividades lúdicas e a
valorização do brincar livre. 0 contexto no qual esta inserida e a população a que
e destinada exige adequação de objetivos, sendo essencial considerar as
peculiaridades da criança e sua situação física, ambiental e socio-cultural. As
brinquedotecas pedagógicas estão inseridas em universidades, instituições e
escolas (públicas e particulares, que atendem ou não crianças com necessidades
especiais) e objetivam disponibilizar brinquedos que facilitem a aprendizagem e
o desenvolvimento infantil; estimular a interação entre pais e filhos durante as
brincadeiras; permitir 0 acesso das crianças a variedade de brinquedos e
estímulos; possibilitar apoio psicopedagogia quando necessário: apresentar
atividades ludico-diretivas: oferecer brinquedos as crianças com pouco acesso
a estes; e resgatar valores relacionados a jogos tradicionais e culturais. Já as
brinquedotecas hospitalares tem por objetivo atenuar os efeitos negativos que a
criança sofre durante a hospitalização, como a ruptura do cotidiano, a privação
do brincar, 0 afastamento do núcleo familiar, 0 medo e a ansiedade devido a
procedimentos médicos; fazendo com que a criança expresse e elabore seu
sofrimento de forma lúdica, convivendo com outras crianças e desempenhando
seu principal papel ocupacional: 0 brincar. A Terapia Ocupacional adquire uma
importante função na brinquedo teca, pois além de atuar considerando 0 indivíduo
biopsicossocialmente, utiliza 0 brincar como meio e fim das intervenções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.