TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E A INFÂNCIA E JUVENTUDE POBRES: EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO UFSCAR DO PROJETO METUIA

Autores

  • ROSELI ESQUERDO LOPES UFSCAR

Resumo

Trata-se da discussão de intervenções desenvolvidas com a população infanto-juvenil pelo Núcleo da Universidade Federal de São Carlos do Projeto Metuia, que se debruça sobre a investigação de ações em terapia ocupacional no campo social que se dediquem a criação e/ou a ampliação de redes sociais de suporte a grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de experiências em projetos comunitários, em abrigos, com crianças e adolescentes em situação de rua, crianças e adolescentes em situação de violência e exploração sexual, com jovens trabalhadores, em escolas publicas de ensino médio e em bairros periféricos com ações sócio-educativas, discute-se as políticas sociais para essa população e seus efeitos. Neste campo, a maior parte dos projetos ocorre através de Organizações Não-Governamentais que contam, em grande parte, com financiamento publico. No Brasil, a criança e 0 adolescente são considerados
sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento para os quais deve haver prioridade de atenção e atendimento, segundo lei nacional, 0 Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse contexto, investiga-se as possibilidades das intervenções direcionadas a essa população, as contribuições da terapia ocupacional e 0 investimento em novas tecnologias de cuidado que se traduzam na ampliação de suas redes sociais de suporte, buscando-se, pelo menos, amenizar os fatores de vulnerabilidade aos quais estão expostos crianças e jovens nas cidades brasileiras.

 

 

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

LOPES, R. E. (2010). TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E A INFÂNCIA E JUVENTUDE POBRES: EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO UFSCAR DO PROJETO METUIA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(1). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/162

Edição

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Artigo Original