TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E A INFÂNCIA E JUVENTUDE POBRES: EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO UFSCAR DO PROJETO METUIA
Resumo
Trata-se da discussão de intervenções desenvolvidas com a população infanto-juvenil pelo Núcleo da Universidade Federal de São Carlos do Projeto Metuia, que se debruça sobre a investigação de ações em terapia ocupacional no campo social que se dediquem a criação e/ou a ampliação de redes sociais de suporte a grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de experiências em projetos comunitários, em abrigos, com crianças e adolescentes em situação de rua, crianças e adolescentes em situação de violência e exploração sexual, com jovens trabalhadores, em escolas publicas de ensino médio e em bairros periféricos com ações sócio-educativas, discute-se as políticas sociais para essa população e seus efeitos. Neste campo, a maior parte dos projetos ocorre através de Organizações Não-Governamentais que contam, em grande parte, com financiamento publico. No Brasil, a criança e 0 adolescente são considerados
sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento para os quais deve haver prioridade de atenção e atendimento, segundo lei nacional, 0 Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse contexto, investiga-se as possibilidades das intervenções direcionadas a essa população, as contribuições da terapia ocupacional e 0 investimento em novas tecnologias de cuidado que se traduzam na ampliação de suas redes sociais de suporte, buscando-se, pelo menos, amenizar os fatores de vulnerabilidade aos quais estão expostos crianças e jovens nas cidades brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.