A atuação dos terapeutas ocupacionais: desafios enfrentados no cotidiano do trabalho em unidades públicas de saúde/The occupational therapist practice: the challenges faced at the daily work in public health services
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0920Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Formação Profissional em Saúde, Trabalho Sexual, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: As mudanças macropolíticas e econômicas influenciam as relações de trabalho atuais. No Rio de Janeiro, a ampliação da participação de terapeutas ocupacionais tem se dado através das políticas de saúde, podendo ser verificado pelo aumento das vagas e, principalmente, das convocações oferecidas nos concursos públicos. Objetivo: Compreender como terapeutas ocupacionais, inseridos em unidades públicas de saúde, têm desempenhado suas práticas profissionais e como a formação graduada contribui para lidar com questões que se apresentam no cotidiano do trabalho. Método: Trata-se de estudo qualitativo, que teve como propósito caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais em instituições do SUS no Rio de Janeiro, compreendendo a percepção dos profissionais e os desafios enfrentados no cotidiano de trabalho. Foi aplicado questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas e mistas, e realizadas entrevistas. Resultados: Participaram da pesquisa 57 terapeutas ocupacionais, destes 50 atuavam diretamente em unidades de saúde no Rio de Janeiro e sete desempenhavam atividades de docência em dois cursos de graduação em Terapia Ocupacional com experiência atual ou passada nas unidades públicas de saúde. A maioria dos participantes concluiu a graduação há mais de 15 anos. Conclusão: Percebeu-se, a partir dos aspectos analisados sobre a formação dos terapeutas ocupacionais, que esta nem sempre esteve relacionada às demandas do sistema público de saúde. Contudo, algumas características da profissão parecem facilitar a inserção desse profissional no SUS. Nesse sentido, um profissional formado com conhecimentos, habilidades e atitudes adequados às políticas públicas e à legislação, terá seu potencial e competência ampliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.