Ambiente virtual de aprendizagem: contribuições da terapia ocupacional a pais e familiares na assistência de crianças com anomalias craniofaciais/Virtual learning environment: occupational therapy contributions to parents and families caring for children

Autores

  • Lyana Carvalho e Sousa Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Márcia Cristina Almendros Fernandes Moraes Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC/USP
  • Caroline Duchatsch Ribeiro de Souza Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC/USP
  • Hélcio da Silva Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Élvio Gilberto da Silva Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Leonardo Coelho Souza dos Reis Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Patrick Pedreira Silva Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0926

Palavras-chave:

Telemedicina, Terapia Ocupacional, Desenvolvimento Infantil, Anormalidades Craniofaciais

Resumo

Introdução: As fissuras labiopalatinas estão entre as malformações de maior incidência entre as anomalias congênitas. O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru, assiste a essa clientela de toda a América Latina por meio de uma equipe interdisciplinar de referência. Como o tratamento adequado demanda vários anos de intervenção e cuidados, as famílias das crianças com esse tipo de anomalia acabam se deparando com barreiras de caráter financeiro e geográfico que dificultam o acesso à terapia. Diante disso, o uso de ferramentas digitais na comunicação entre profissionais da saúde e os responsáveis pelos pacientes é um potencial recurso na transmissão de conhecimento. Objetivo: Criar e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem sobre o desenvolvimento de crianças com anomalias craniofaciais, usando técnicas de terapia ocupacional. Método: Foi criado um ambiente virtual (website) usando e adaptando o Health-Related Web Site Evaluation Form Emory. O website foi então avaliado por cinco terapeutas ocupacionais e cinco fonoaudiólogos e o resultado foi submetido à análise descritiva e tratamento quanti-qualitativo, também usando as características e formas de análise do Emory. Resultados: A qualidade do site foi considerada “Adequada” por 81,1% dos avaliadores, enquanto o conteúdo por faixa etária foi considerado “Excelente” por 94,3%. Conclusão: O uso do ambiente virtual no tratamento de crianças com fissuras labiopalatinas foi relevante, mostrando-se adequado e com conteúdo excelente ao fim ao qual se destina. Isso indica, portanto, que o desenvolvimento tecnológico pode beneficiar processos terapêuticos e facilitar o acesso a este tratamento específico.

Biografia do Autor

Lyana Carvalho e Sousa, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Professora no curso de Terapia Ocupacional na Universidade do Sagrado Coração e doutoranda em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP)

Márcia Cristina Almendros Fernandes Moraes, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC/USP

Diretora Técnica do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional e Terapeuta Ocupacional do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

Caroline Duchatsch Ribeiro de Souza, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC/USP

Mestranda em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP)

Hélcio da Silva, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Cientista da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (USC)

Élvio Gilberto da Silva, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professor da Universidade do Sagrado Coração

Leonardo Coelho Souza dos Reis, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Graduando em Ciências da Computação na Universidade do Sagrado Coração

Patrick Pedreira Silva, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e Professor e Coordenador do Curso de Ciências da Computação na Universidade do Sagrador Coração

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)

Livre docência pela Faculdade de Odontologia de Bauru e Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Sousa, L. C. e, Moraes, M. C. A. F., Souza, C. D. R. de, Silva, H. da, Silva, Élvio G. da, Reis, L. C. S. dos, Silva, P. P., & Maximino, L. P. (2017). Ambiente virtual de aprendizagem: contribuições da terapia ocupacional a pais e familiares na assistência de crianças com anomalias craniofaciais/Virtual learning environment: occupational therapy contributions to parents and families caring for children. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2), 255–266. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0926

Edição

Seção

Artigo Original