INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
Resumo
Ao atuar no contexto escolar, um dos recursos da Terapia Ocupacional e a recreação instrumental - termo técnico que define as atividades lúdicas planejadas para atingir objetivos curriculares específicos. 0 presente artigo relata como os recursos de analise da atividade e recreação instrumental, foram utilizados na elaboração de um projeto para motivar um grupo de crianças, de uma instituição filantrópica destinada a reabilitação física e educação especial, a desenvolver 0 comportamento de experimentar uma maior variedade de alimentos. 0 objetivo deste estudo foi 0 de favorecer 0 comportamento de experimentar determinados alimentos a partir da utilização de procedimentos básicos para familiarização com novos alimentos. Procedeu-se a elaboração de sessões com estratégias lúdicas para familiarização das crianças com os referidos alimentos, através de sete encontros, com duracao aproximada de 45 minutos. Por meio de observações assisternaticas e relatos das professoras, verificou-se que a intervenção realizada tornou 0 comportamento de experirnentacao dos alimentos mais freqüente, atingindo assim seu objetivo; entretanto aponta-se a necessidade de futuras pesquisas que permitam 0 registro formal desses dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.