Engagement no trabalho em profissionais de programas de aprimoramento profissional em saúde/Work engagement in employees at professional improvement programs in health
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0987Palavras-chave:
Desenvolvimento de Pessoal, Profissional de Saúde, Internato e ResidênciaResumo
Objetivo: Este estudo avaliou os níveis de engagement no trabalho em profissionais de programas de aprimoramento e aperfeiçoamento profissional em saúde. Método: Realizou-se um estudo transversal com 82 profissionais de saúde dos programas de aprimoramento e aperfeiçoamento de uma instituição pública do interior paulista, utilizando-se a Utrech Work Engagement Scale (UWES), um questionário autoaplicável composto de 17 itens de autoavaliação em três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Os escores foram calculados conforme modelo estatístico proposto no Manual Preliminar UWES. Resultados: Os níveis de engagement foram muito altos na dimensão vigor, altos na dimensão dedicação e no escore geral e médio na dimensão absorção para 71,61%, 58,03%, 53,75% e 51,22% dos profissionais, respectivamente. Os profissionais apresentaram relação positiva com o trabalho, são responsáveis, motivados e dedicados ao trabalho. Conclusão: O estudo reforça a importância de avaliar os aspectos positivos da relação entre profissionais e ambiente laboral, contribuindo para fortalecer os programas de aprimoramento e aperfeiçoamento profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.