Os estímulos sensoriais recebidos por crianças com hospitalização prolongada/The sensory stimulus received by children on extended hospitalization
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1057Resumo
Introdução: O desenvolvimento global e as experiências sensoriais têm início desde a vida intrauterina. É a partir das experiências sensoriais que o bebê aprende a se relacionar com seu corpo e com o mundo. A hospitalização rompe com o cotidiano da criança e pode diminuir sua possibilidade de vivenciar experiências sensoriais usuais. A rotina das crianças hospitalizadas é cercada por estímulos dolorosos, restrição do espaço físico e de movimentação, e alteração de estímulos ambientais. Esta rotina, associada à permanência no ambiente hospitalar, pode gerar comprometimentos globais no desenvolvimento. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo analisar os estímulos sensoriais recebidos por crianças com hospitalização prolongada no seu cotidiano. Método: Foram observados os estímulos ofertados às crianças hospitalizadas de 0 a 6 anos que estavam internadas em uma enfermaria pediátrica de um hospital terciário do Rio de Janeiro, RJ. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa. A técnica utilizada foi observação participante dos estímulos recebidos pelas crianças hospitalizadas por meio de roteiro de observação. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Percebemos que as crianças recebem muitos estímulos sensoriais, porém nem sempre são agradáveis e favoráveis ao desenvolvimento. Conclusão: Devemos estimular a participação do acompanhante nesse processo, e os profissionais de saúde devem estar atentos para amenizar os estímulos desagradáveis.
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