Uso de recursos de comunicação alternativa para internação hospitalar: percepção de pacientes e de terapeutas ocupacionais/Use of alternative communication resources for hospital intervention: perception of patients and occupational therapists

Autores

  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaína Santos Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1157

Resumo

Introdução: No âmbito hospitalar, a introdução dos recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada torna-se fundamental para o efetivo cuidado. Objetivo: Verificar o recurso mais indicado na situação de internação hospitalar, sob a ótica de pacientes e de terapeutas ocupacionais. Método: Trata-se de um estudo observacional e transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 34 pacientes internados em dois hospitais universitários e quatro terapeutas ocupacionais. Foram utilizados dados do prontuário, protocolo estruturado e videogravações das intervenções para avaliação da comparação dos recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada, que compreenderam prancha de comunicação impressa; tablet; comunicador e computador. A análise descritiva, o teste qui-quadrado e o coeficiente Kappa foram realizados por meio do software Statiscal Package for Social Sciences, versão 17.0. Resultados: Os resultados mostraram que o tablet, com pranchas com 12 símbolos, foi o recurso escolhido pelos pacientes e terapeutas ocupacionais como o mais indicado para facilitar a comunicação no ambiente hospitalar, e os principais fatores que motivaram a escolha foram a facilidade do toque e a possibilidade de produção do som. Conclusão: A principal contribuição do estudo foi a de mostrar que o paciente, mesmo em situação de vulnerabilidade de saúde e sem comunicação oral, é capaz de participar ativamente do processo de escolha do recurso de Comunicação Alternativa e Ampliada mais adequado para ampliar a sua comunicação no contexto hospitalar. 

Biografia do Autor

Miryam Bonadiu Pelosi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar coordenada o LabAssistiva, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva em diferentes contextos, e desenvolve estudos, produtos e serviços no Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ.

Janaína Santos Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2010). Pós-graduação pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestrado em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Doutoranda em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Envelhecimento Humano (GeronLab).

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Pelosi, M. B., & Nascimento, J. S. (2018). Uso de recursos de comunicação alternativa para internação hospitalar: percepção de pacientes e de terapeutas ocupacionais/Use of alternative communication resources for hospital intervention: perception of patients and occupational therapists. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(1), 53–61. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1157

Edição

Seção

Artigo Original