Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1167Palavras-chave:
Educação Superior, Integração Docente Assistencial, Terapia OcupacionalResumo
O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.