INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA TERAPIA OCUPACIONAL:VISÕES E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES NO CONTEXTO BRASILEIRO
Resumo
Esta pesquisa objetivou relatar e analisar por meio de questionários, as visões e perspectivas dos estudantes de terapia ocupacional sobre a importância da pesquisa científica na formação do terapeuta ocupacional nos cursos de graduação brasileiros. Participaram 261 estudantes de 20 escolas de terapia ocupacional. Mediante análise quanti-qualitativa dos dados, verificou-se que os resultados demonstraram as principais visões de pesquisa como sendo: estratégia na produção de conhecimento 46% (121), de maior reconhecimento no meio científico 25% (65), de ampliação das áreas de atuação 23% (60) e de maior reconhecimento pela população 21% (55). Com relação às sugestões e perspectivas, identificaram-se concepções pertinentes, tais como, aumento de órgãos financiadores para a realização de pesquisas, com 31% (81), maior divulgação da profissão, com 28% (73), necessidade de inserção do discente na pesquisa com docentes, com 25% (65) e de aumento dos incentivos institucionais, com 17% (44). Os dados ilustraram a pesquisa como um princípio científico e educativo. Os resultados obtidos denotaram visões e perspectivas significativas para a melhora da produção científica e conseqüentemente na formação do profissional.
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