CONHECENDO AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS1

Autores

  • Regina H.V.T. JOAQUIM UFSCAR
  • Lucy T. Akashi
  • Bruna R. Rangel
  • Camila F. Genetti
  • Diana B. Garcia
  • Liselotti G Kato
  • Paula G Furlan
  • Vanessa C.R. Vincentini

Resumo

Os alunos da disciplina Análise e Aplicação Terapêutica da Atividade, da Universidade Federal de São Carlos, realizaram entrevistas com 18 profissionais de terapia ocupacional. O objetivo deste trabalho era verificar se os profissionais realizavam a análise da atividade, qual a sua compreensão sobre o assunto, bem como o procedimento utilizado para analisar as atividades. A docente em parceria com os alunos elaborou um roteiro contendo os temas principais de questionamento e cada aluno foi responsável por uma entrevista. Posteriormente, oito desses alunos interessaram-se sobre o tema e resolveram analisar os dados em conjunto com duas docentes. Dos terapeutas ocupacionais entrevistados, 15 realizam a análise da atividade. Após a análise qualitativa dos dados obtidos, percebe-se que as concepções dos participantes englobam desde a análise do material até a avaliação do paciente. Quanto aos procedimentos utilizados, há maneiras de se realizar a análise da atividade que vão desde o planejamento da atividade em etapas à sua adequação ao paciente. Observa-se que as concepções dos participantes estão permeadas de procedimentos e que não há uma única maneira de pensar e de realizar a análise da atividade. Discute-se, entre outras questões, a análise da atividade relacionada à avaliação do paciente e sua relação no conhecimento do paciente, e como a habilidade e experiência do terapeuta ocupacional influenciam na análise das atividades.

Downloads

Publicado

2010-03-23

Como Citar

JOAQUIM, R. H., Akashi, L. T., Rangel, B. R., Genetti, C. F., Garcia, D. B., Kato, L. G., Furlan, P. G., & Vincentini, V. C. (2010). CONHECENDO AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS1. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 11(1). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/206

Edição

Seção

Artigo Original