Resumos de Dissertações e teses:O sentido da vida no envelhecer: o teatro espontâneo do cotidiano como um recurso em terapia ocupacional.

Autores

  • MARCIA P. MENDONÇA

Resumo

As ações em saúde voltadas à qualidade de vida dos idosos têm, atualmente, uma grande importância. A terapia ocupacional desempenha um papel essencial voltado ao autocuidado e à autonomia desses. Dentre o universo de atividades utilizadas pelo Terapeuta Ocupacional, destacam-se as expressivas, especificamente o teatro. Propõe-se um estudo qualitativo, com bases Teórico-Metodológicas de orientação Fenomenológica que tem como proposta ouvir das pessoas idosas qual o significado do envelhecer para elas. Participaram do estudo um total de 30 idosos, vinculados à Unidade Básica de Saúde Simioni, na cidade de Ribeirão Preto/SP, que faziam parte ao Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. A coleta de dados aconteceu em doze encontros grupais, durante um período de quatro meses, em atendimentos de terapia ocupacional, utilizando o teatro espontâneo do cotidiano como estratégia terapêutica e como um meio de acesso aos discursos expressados pelos idosos nas sessões, orientados pela questão norteadora: “Qual o significado do envelhecer para você”? A análise dos dados foi feita utilizando-se a técnica da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado, por meio de interpretações psicológicas das unidades de significados levantadas. A partir dos discursos foi possível obter um desvelamento das várias facetas que o significado do envelhecer assume para estas pessoas e levantar aspectos que podem ser incorporados nas ações em Promoção da Saúde condizentes com as necessidades apresentadas, de acordo com uma postura fenomenológica.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

MENDONÇA, M. P. (2010). Resumos de Dissertações e teses:O sentido da vida no envelhecer: o teatro espontâneo do cotidiano como um recurso em terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 11(1). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/207

Edição

Seção

Artigo Original