O uso de órteses em crianças com paralisia cerebral: percepção dos cuidadores/The use of orthoses in children with cerebral palsy: perception of caregivers
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1612Palavras-chave:
Órteses, Paralisia Cerebral, Percepção, CuidadorResumo
A órtese pode ser utilizada como adjuvante no tratamento de reabilitação de crianças com paralisia cerebral (PC). Estudos que investigam a opinião dos cuidadores em relação ao uso da órtese são de fundamental importância, especialmente para proposição de melhorias que visem impactar positivamente no seu uso pela criança. Objetivou-se neste estudo identificar a percepção de cuidadores de crianças com PC sobre a função, os benefícios e a satisfação com o uso das órteses. Participaram 18 cuidadores de crianças com PC usuárias de órteses de membros inferiores e/ou superiores. A coleta de dados foi feita por meio de questionário contendo questões abertas e fechadas. Realizou-se análise descritiva e quantitativa dos dados. Os resultados sugerem que a satisfação dos cuidadores se relacionava com o fato de terem sua opinião considerada durante o processo de prescrição e confecção das órteses; com as orientações fornecidas pelos profissionais; com os benefícios percebidos pela melhora na amplitude de movimento de punho e dedos e pela maior confiança e equilíbrio da criança ao andar. Desconsiderar a opinião sobre a órtese, a percepção de que a mesma causa dor e desconforto contribuíram para a insatisfação e/ou satisfação parcial dos cuidadores. Os resultados deste estudo podem ser úteis para profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pois trazem subsídios que podem contribuir para a eficácia da prescrição e intervenção por parte dos profissionais da saúde, bem como elementos que podem colaborar para que profissionais do design projetem órteses que atendam aos requisitos do usuário com vistas a favorecer a usabilidade, conforto e satisfação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.