Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação/Influence of the Microsoft Kinect games on the motor and functional performance of a child with developmental coordination disorder
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630Palavras-chave:
Coordenação Motora, Realidade Virtual, Transtornos das Habilidades MotorasResumo
Introdução: Boa coordenação motora é essencial para que crianças sejam capazes de desempenhar diversas atividades cotidianas na escola, em casa e em outros ambientes sociais. Algumas crianças, no entanto, apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) o que dificulta tais atividades. Abordagens de realidade virtual (RV) vêm sendo utilizadas em diversos contextos da reabilitação, com destaque para o uso de jogos baseados no movimento. Objetivo: Investigar a influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de uma criança de 8 anos, com TDC, com treinamento individual. Método: Antes e após o treino, a coordenação motora, o condicionamento físico, o equilíbrio e o desempenho funcional nas atividades selecionadas foram avaliados com uso do Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), do Movement Assessment Battery for Children -2ª edição (MABC-2), do Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e do teste de caminhada de 2 minutos. Resultados: A criança obteve ganho clinicamente significativo nos resultados da COPM, aumento na pontuação nos itens relacionados à habilidades motora grossa no DCDQ-Brasil, bem como melhora no condicionamento físico durante a intervenção, que não foram mantidos na fase pós-intervenção, sugerindo que jogos do Microsoft Kinect devem ser melhor explorados como estratégia terapêutica para crianças com TDC. Conclusão: As limitações do estudo de caso são discutidas com vistas a subsidiar estudos futuros.
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