Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação/Influence of the Microsoft Kinect games on the motor and functional performance of a child with developmental coordination disorder

Autores

  • Joyce Cristina Cândido Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Letícia Costa de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz Universidade de Brasília
  • Lívia de Castro Magahães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630

Palavras-chave:

Coordenação Motora, Realidade Virtual, Transtornos das Habilidades Motoras

Resumo

Introdução: Boa coordenação motora é essencial para que crianças sejam capazes de desempenhar diversas atividades cotidianas na escola, em casa e em outros ambientes sociais. Algumas crianças, no entanto, apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) o que dificulta tais atividades. Abordagens de realidade virtual (RV) vêm sendo utilizadas em diversos contextos da reabilitação, com destaque para o uso de jogos baseados no movimento. Objetivo: Investigar a influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de uma criança de 8 anos, com TDC, com treinamento individual. Método: Antes e após o treino, a coordenação motora, o condicionamento físico, o equilíbrio e o desempenho funcional nas atividades selecionadas foram avaliados com uso do Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), do Movement Assessment Battery for Children -2ª edição (MABC-2), do Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e do teste de caminhada de 2 minutos. Resultados: A criança obteve ganho clinicamente significativo nos resultados da COPM, aumento na pontuação nos itens relacionados à habilidades motora grossa no DCDQ-Brasil, bem como melhora no condicionamento físico durante a intervenção, que não foram mantidos na fase pós-intervenção, sugerindo que jogos do Microsoft Kinect devem ser melhor explorados como estratégia terapêutica para crianças com TDC. Conclusão: As limitações do estudo de caso são discutidas com vistas a subsidiar estudos futuros.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Cândido Soares, J. C., Moraes, B. L. C. de, Couto Paz, C. C. dos S., & Magahães, L. de C. (2019). Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação/Influence of the Microsoft Kinect games on the motor and functional performance of a child with developmental coordination disorder. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(4), 710–717. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630

Edição

Seção

Artigo Original