Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria/ Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1647Palavras-chave:
Aposentadoria, Professores Universitários, Terapia OcupacionalResumo
Introdução: O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo: A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método: Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão: A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.