“É uma porta que se abre”: reflexões sobre questões conceituais e de identidade profissional na construção do raciocínio clínico em terapia ocupacional/ “And a door opens”: reflections on conceptual and identity issues on clinical reasoning in occupational therapy

Autores

  • Tais Quevedo Marcolino Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-9694-5118
  • Jéssica Cristina Von Poellnitz Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Regina Silva Universidade Federal de São Carlos.
  • Cecília Cruz Villares Universidade Federal de São Paulo.
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-4915-8127

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1740

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional/Métodos, Formação de Conceito, Saúde Mental, Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde

Resumo

Introdução: Colocar a prática em palavras é tarefa árdua para terapeutas ocupacionais, considerando os aspectos narrativos da prática nas relações complexas e multifacetadas entre seres humanos e sociedade. A linguagem favorece a nomeação e a conceituação daquilo que se faz e abre esse espaço de compreensão e aprofundamento do conhecimento. Objetivo: Discutir necessidade de conceituação de termos para melhor delinear a prática profissional. Método: Uma pesquisa-ação participativa, organizada como comunidade de prática para o desenvolvimento do raciocínio clínico, com participação de terapeutas ocupacionais iniciantes e experientes, teve seus dados analisados tematicamente, explicitando a construção de sentidos sobre a assistência em terapia ocupacional em saúde mental (especificidades práticas, teóricas e conceituais), à luz do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Resultados: A reflexão sobre a prática compartilhada favoreceu a identificação de dilemas em torno de narrativas sobre a atividade terapêutica e, na medida em que foi ganhando clareza conceitual, favoreceu a valorização do contexto e das ações em terapia ocupacional. Conclusão: Quando a prática é colocada como objeto de estudo, identificando-se enunciados capazes de representá-la, nosso campo profissional e de saber ganham clareza e possibilitam visibilidade a comunidades epistêmicas e de práticas mais críticas, delimitadas, coerentes, significativas e complexas.

Biografia do Autor

Tais Quevedo Marcolino, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional

Jéssica Cristina Von Poellnitz, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Terapia Ocupacional pela UFSCar.

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos.

Departamento de Terapia Ocupacional. UFSCar.

Cecília Cruz Villares, Universidade Federal de São Paulo.

Terapeuta ocupacional da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Doutora, Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Marcolino, T. Q., Poellnitz, J. C. V., Silva, C. R., Villares, C. C., & Reali, A. M. de M. R. (2019). “É uma porta que se abre”: reflexões sobre questões conceituais e de identidade profissional na construção do raciocínio clínico em terapia ocupacional/ “And a door opens”: reflections on conceptual and identity issues on clinical reasoning in occupational therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(2), 403–411. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1740

Edição

Seção

Artigo Original