Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review

Autores

  • Camila Caminha Caro Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Marinho Cezar da Cruz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1863

Palavras-chave:

Habilidade Motora, Cadeira de Rodas, Reabilitação, Terapia Ocupacional

Resumo

O treinamento de habilidades com cadeiras de rodas é um aspecto fundamental na reabilitação de sujeitos com deficiência, sendo considerado um passo imprescindível nos serviços de prescrição/dispensação de cadeiras de rodas. Este estudo teve por objetivos: (1) realizar o mapeamento das intervenções voltadas ao treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais disponíveis na literatura dos últimos 10 anos (2008-2018); e (2) identificar os melhores níveis de evidências científicas sobre essa prática. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed/MEDLINE, com artigos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, entre os anos de 2008 e 2018. Foram encontrados sete ensaios clínicos controlados randomizados, todos disponíveis na língua inglesa e a maioria de afiliação canadense. O protocolo do Wheelchair Skills Training Program – WSTP foi o que apresentou o maior número de estudos (n=5), com eficácia comprovada quanto ao desempenho e confiança em habilidades com cadeiras de rodas e alcance de metas de treinamento. Este protocolo também se mostrou eficaz em abordagens individuais e grupais, em contextos de serviços especializados de reabilitação e na comunidade, com público diversificado e tempo de treinamento variável entre duas e 24 horas. Conclui-se que o WSTP demonstrou ser uma estratégia com altos níveis de evidências sobre o treinamento de habilidades com cadeiras de rodas, sendo necessárias novas investigações para avaliar a eficácia dessa prática em aspectos ainda não investigados.

Biografia do Autor

Camila Caminha Caro, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e Mestra em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos

Daniel Marinho Cezar da Cruz, Universidade Federal de São Carlos

Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Caro, C. C., & da Cruz, D. M. C. (2020). Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(2), 661–681. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1863

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura