Enquadramento da temática da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho em Jornal de grande circulação do estado do Paraná de 1991 a 2006/ Framing of the theme of the inclusion of people with disabilities at work by a wide-circulation newspaper in Parana state since 1991 until 2006
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1988Palavras-chave:
Mídia Audiovisual, Pessoas com Deficiência, Inclusão, EmpregoResumo
Introdução: A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no trabalho é um processo longo, sendo resultado de movimentos sociais iniciados nos anos de 1980, cujo marco regulatório foi a Lei n. 8.213/91. Objetivo: Analisar o enquadramento do fenômeno da inclusão de PCDs no trabalho nos 25 anos subsequentes à promulgação da lei, na principal mídia impressa (jornal) do estado do Paraná. Método: Pesquisa documental foi realizada com textos publicados no jornal, de 1991 a 2016. Os textos foram lidos por dois pesquisadores, sendo excluídos aqueles cujo conteúdo se tratava de informes e ofertas de emprego. Para caracterizar o enquadramento do jornal, foi realizada análise de conteúdo discursivo dos textos, organizada por temas. Resultados: Foram encontrados 98 textos que atendiam aos critérios de inclusão, sendo nove em 1999, ano de maior número de publicações. A análise do conteúdo discursivo mostra que o jornal enquadra a questão da inclusão mais como problema para as empresas, adotando discurso que aponta a falta de qualificação das pessoas como maior barreira à inclusão. Conclusão: O jornal não trata a inclusão como um direito social, ou seja, enquanto objeto de política pública que visaria a favorecer o alcance dos plenos direitos pelas PCDs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.