Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos?/ Childhood, children, and pandemic: in which boat do we sail?
Palavras-chave:
Criança, Pandemias, Covid-19, Terapia OcupacionalResumo
O ano de 2020 foi marcado por um cenário mundial em que a pandemia da Covid19 e suas consequências trouxeram diversas questões sociais à tona, envolvendo a desigualdade social, a invisibilidade e o silenciamento de parcela significativa da população, tal como a amplitude de suas potências, principalmente no que tange à vida das crianças. O diálogo sobre a pluralidade das infâncias e das crianças, bem como das vulnerabilidades e dos modos de agir frente à Covid-19, tem permeado diversas discussões em disciplinas diversas, nas quais a terapia ocupacional também tem se inteirado, ainda que de maneira inicial, mas com pouca discussão em torno das crianças. Neste sentido e a partir desta constatação, este artigo apresenta uma discussão sobre o lugar das crianças no cenário da pandemia, com base em reflexões teóricas que trazem para o cerne do debate questões relacionadas à invisibilidade das crianças e seus contextos, as quais, com a situação atual, tornaram-se mais evidentes. Enquanto considerações finais, este texto pretende favorecer um espaço de construção de diálogo e de indagações sobre as ações dos terapeutas ocupacionais frente às infâncias e crianças, ancorado na pandemia de Covid-19, possibilitando a construção de práticas e ações contextualizadas e transformadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.