Atuação de terapeutas ocupacionais com idosos frágeis/ Intervention of occupational therapists with frail elderly
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Idoso, Prática ProfissionalResumo
Introdução: Terapeutas ocupacionais compõem as equipes que prestam assistência a idosos frágeis em diferentes contextos de atenção, dentre eles saúde, assistência social e cultura. Objetivo: Identificar a atuação de terapeutas ocupacionais com idosos frágeis. Método: Estudo qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas com terapeutas ocupacionais que atuam com idosos frágeis na cidade de São Paulo, SP, Brasil, utilizando roteiro semiestruturado de questões. Empregou-se a técnica “bola de neve”. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Foram entrevistadas nove terapeutas ocupacionais atuantes na saúde, assistência social e cultura. As categorias encontradas foram: I) ações desenvolvidas por terapeutas ocupacionais na assistência a idosos frágeis; II) trabalho em equipe e articulação de saberes, contribuições e desafios; III) articulação de redes e intersetorialidade; IV) aspectos relevantes na assistência integral a idosos frágeis. As entrevistadas realizam ações diversificadas, considerando a inserção cultural e social do idoso e as políticas públicas; compartilhadas com profissionais da equipe e com serviços da rede setorial e intersetorial; além de incluírem cuidadores na assistência prestada aos idosos frágeis. Conclusão: Dentre os desafios encontrados pelas terapeutas ocupacionais na atuação com idosos frágeis, encontra-se a incorporação das premissas da integralidade, intersetorialidade e trabalho em equipe. As diferentes ações realizadas estão amparadas nas políticas públicas para o envelhecimento, e buscam o cuidado singular baseado na complexidade biopsicossocial e nos aspectos contextuais que influenciam o envelhecimento. Os resultados indicam a necessidade de ampliação da inserção de terapeutas ocupacionais em equipes que ofertam cuidados para idosos frágeis em diferentes contextos de atenção.
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