Trauma informando práticas escolares em terapia ocupacional com adolescentes em dificuldades socioemocionais e comportamentais: achados a partir de medidas padronizadas

Autores

Palavras-chave:

Escolas, Adolescentes, Confiabilidade do Resultado, Justiça Social, Terapia Ocupacional/Educação

Resumo

Introdução: Embora relatórios qualitativos e quantitativos não padronizados de 39 estudantes irlandeses, de 12 a 14 anos, com necessidades sociais e emocionais complexas e seus 13 professores tenham estabelecido benefícios de 'Movement Matters', uma terapeuta ocupacional projetou um currículo participativo para aprender autorregulação no ensino regular (National Behaviour Support Service, 2015a), tendo sido necessárias medidas padronizadas para garantia de qualidade do serviço financiado pelo governo Irlandês. Objetivo: Discutir a relevância dos resultados das medidas de atitudes padronizadas sobre os impactos de uma intervenção focada na ocupação com uma população escolar em áreas de desvantagem social. Método: São apresentados dados do 'Pupil Attitude to Self and School' (PASS) (Granada Learning, 2021) e 'Strengths and Difficulties Questionnaire' (SDQ) (Youth in Mind, 2021), ambas medidas padronizadas bem estabelecidas de atitude e comportamentos (pré e pós-intervenção) por professores, pais e alunos. Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as medidas padronizadas pré e pós-intervenção. No entanto, os resultados indicam uma disparidade sobre como esses alunos vivenciam a escola em ambientes complexos, em comparação com estudos de grandes populações no Reino Unido. Conclusão: Este artigo discute o uso dessas medidas padronizadas para compreender os impactos de uma intervenção focada na ocupação em um ambiente escolar. Observa-se a necessidade de uma maior apreciação da medição de resultados relacionados ao objetivo da intervenção ao fornecer experiências de participação e bem-estar significativos. São necessárias mais investigações colaborativas sobre a medição dos resultados da participação dos alunos em ambientes complexos de escolas regulares.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Fitzgerald, B., & Mac Cobb, S. (2022). Trauma informando práticas escolares em terapia ocupacional com adolescentes em dificuldades socioemocionais e comportamentais: achados a partir de medidas padronizadas. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30(spe), e3063. Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3063

Edição

Seção

Artigo Original