Questionário de evocação mental de imagens, movimentos e atividades (CEMIMA): análise de suas propriedades psicométricas

Autores

Palavras-chave:

Confiabilidade dos Dados, Reprodutibilidade dos Testes, Reabilitação

Resumo

Introdução: A imagem motora graduada tem mostrado resultados muito promissores no campo da reabilitação como complemento a outras modalidades de tratamento convencionais. O benefício potencial das técnicas relacionadas à representação mental de movimentos e atividades é determinado pela capacidade do sujeito de evocar imagens mentais. O Questionário de Evocação Mental de Imagens, Movimentos e Atividades (CEMIMA) foi elaborado para avaliar especificamente a capacidade de evocação dos membros superiores. Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas do CEMIMA em uma amostra de adultos saudáveis. Método: Em uma amostra de 75 sujeitos (53,3% mulheres e 46,7% homens), com média de idade de 40 anos, foram analisadas consistência interna, confiabilidade entre examinadores (teste-reteste) e validade de critério de instrumento em estudo com o Movement Imagery Questionnaire-Revised (MIQ-R). Resultados: O CEMIMA apresentou boa consistência interna tanto na escala total (α = .82) quanto nas respectivas subescalas de evocação (α = .89) e sensação (α = .83); confiabilidade entre examinadores adequada, com altas correlações entre os escores de teste e reteste, tanto na escala total (r = 0,84), bem como nas subescalas de evocação (r = 0,91) e sensação (r = 0,92); e validade concorrente com MIQ-R (r = 0,63) e suas subescalas correspondentes. Conclusão: CEMIMA parece ser uma medida válida e confiável da capacidade de evocação mental de sensação e imagem de movimento em indivíduos adultos saudáveis.

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Rubio-Belmonte, C., Pamio, A. J., & Gómez-Martínez, M. (2022). Questionário de evocação mental de imagens, movimentos e atividades (CEMIMA): análise de suas propriedades psicométricas. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, 3096. Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3096

Edição

Seção

Artigo Original