Aproximação à performance como estratégia política de resistência ao apartheid ocupacional: a situação das pessoas travestis

Autores

  • Mariana Fuentes-Barahona Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación. Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0001-7523-2453
  • Camila Lara-Saldaña Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación. Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0003-2770-1168
  • Marianne Pfeifer-Fuentes Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación. Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0001-5795-3468
  • Sofía Zapata-Carrasco Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación. Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0001-7797-2690
  • Débora Grandón-Valenzuela Programa de Doctorado en Estudios Latinoamericanos, Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0001-8709-2902
  • Rodolfo Morrison Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación. Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UCHILE, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2834-1646

Palavras-chave:

Arte, Política, Estudos de Gênero, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: As travestis se deparam com diversas situações de injustiça sustentadas por um sistema heteronormado que viola suas vidas, sua corporeidade e silencia suas identidades. Nesse sentido, o apartheid ocupacional opera por meio da formação de uma estrutura que limita suas possibilidades ocupacionais, mas, ao mesmo tempo, as travestis poderiam resistir a esse exercício de poder por meio de diferentes mecanismos, como as performances. Objetivo: Explorar e analisar a expressão artística e política da performance, realizada por dissidentes sexuais, como estratégia política de resistência ao apartheid ocupacional. Método: este estudo exploratório corresponde a um desenho de estudo de caso, baseado na análise documental audiovisual. Foi analisada uma peça audiovisual intitulada “Yo me maquillo” [Eu me maquio], interpretada por dois artistas chilenos e ativistas dissidentes sexuais na cidade de Valparaíso (Chile). Para a análise, é realizada uma codificação aberta dos elementos significativos e uma codificação axial posterior. Resultados: Evidencia-se como a performance opera como estratégia política de resistência ao apartheid ocupacional que as travestis vivenciam em seu cotidiano, por meio da denúncia, visibilidade, ação, agitação e desafio das matrizes hegemônicas, permitindo dar conta das desigualdades e violências estruturais que cruzam suas vidas. Conclusões: São discutidas as contribuições do estudo para a terapia ocupacional e a ciência ocupacional. A performance é destacada como uma ocupação coletiva e política que se desenvolve desde a resistência e subversão ao apartheid ocupacional vivido pelas travestis.

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Fuentes-Barahona, M., Lara-Saldaña, C., Pfeifer-Fuentes, M., Zapata-Carrasco, S., Grandón-Valenzuela, D., & Morrison, R. (2022). Aproximação à performance como estratégia política de resistência ao apartheid ocupacional: a situação das pessoas travestis. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3127. Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3127

Edição

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Artigo Original