Pedagogias dentro do currículo de terapia ocupacional: centrando uma práxis decolonial na prática de desenvolvimento comunitário
Palavras-chave:
Justiça Social, Educação Superior, Ensino; Aprendizagem, Terapia Ocupacional/CríticaResumo
Introdução: A terapia ocupacional crítica visa promover a justiça ocupacional, abordando os determinantes sociais da saúde e as estruturas sociopolíticas que afetam o envolvimento ocupacional das pessoas. Objetivo: Descrever e examinar a pedagogia aplicada ao currículo de Práticas de Desenvolvimento Comunitário, na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul. Método: foram usados múltiplos métodos para a construção do caso. Isso incluiu a revisão de documentos e artefatos associados e uma discussão de grupo focal com acadêmicos que ensinam no programa. Esses acadêmicos também escreveram diários reflexivos que foram incluídas em nossa análise. Os dados foram analisados por meio de uma síntese interpretativa crítica. Resultados: Um tema abrangente emergiu, a saber: “Modelagem de processos de desenvolvimento em uma aliança de ensino e aprendizagem”. Este tema identificou nossa abordagem pedagógica chave, ilustrando como uma práxis decolonial, abrangendo ações pedagógicas particulares, facilitou mudanças em direção à terapia ocupacional crítica. Essas ações pedagógicas foram refletidas em três categorias: “Parcerias para trazer nosso eu criticamente reflexivo e autêntico”; “O trabalho de desenvolver processos individuais e sistêmicos de luta” e “comprometer-se a enfrentar juntos as incertezas”. Conclusão: Nossa interpretação sobre a nossa abordagem pedagógica dentro do currículo demonstra como as pedagogias decoloniais abrem caminhos que promovem o tipo de aprendizagem dialógica que é importante para a terapia ocupacional crítica. Essas pedagogias decoloniais são importantes para o desenvolvimento de uma profissão voltada para a justiça.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.