Proposta formativa para profissionais da educação infantil: contribuições da terapia ocupacional validadas pela técnica Delphi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO250132741

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Continuada, Terapia Ocupacional, Metodologia

Resumo

Atualmente, identificam-se importantes lacunas nas pesquisas em terapia ocupacional que enfoquem as diversas concepções e objetivos da educação infantil brasileira. O objetivo desta pesquisa foi apresentar o processo de validação de oficinas formativas voltadas para trabalhadoras da educação infantil, por meio do consenso de especialistas. Sete oficinas elaboradas participativamente deram origem ao quadro formativo e tais informações foram apresentadas detalhadamente aos especialistas em duas rodadas, conforme a técnica Delphi. Foram convidados 29 doutores experts em educação infantil, sendo que seis deles aceitaram participar, com formação em filosofia e letras, pedagogia e terapia ocupacional. Foi feita análise descritiva das respostas, a partir da média dos resultados encontrados. As oficinas alcançaram a 95%-100% de concordância. Foram sugeridos alguns enriquecimentos temáticos, como: o cotidiano escolar e pré-escolar; neoliberalismo e educação infantil; infâncias e suas múltiplas determinações; o espontaneísmo do brincar na educação infantil; cultura infantil e currículo. Os especialistas também sugeriram dinâmicas e bibliografias para as oficinas. O consenso denota consistência teórico-metodológica multidisciplinar, o que aumenta a complexidade da abordagem e as chances de generalização para além dos interesses locais da instituição que sediou esta experiência. O quadro contém temas-chave, focados nas problemáticas atuais da educação infantil, o que o torna passível de utilização por terapeutas ocupacionais em outros contextos.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Silva, R. S. e, Cordeiro, L., & Roquette Godoy Almeida, D. E. (2023). Proposta formativa para profissionais da educação infantil: contribuições da terapia ocupacional validadas pela técnica Delphi. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3274. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO250132741

Edição

Seção

Artigo Original