Intervenções da terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem: avaliando os encaminhamentos recebidos antes e durante o pico da pandemia pelo COVID-19
Palavras-chave:
Deficiências da Aprendizagem, Atenção à Saúde, Estudo de Avaliação, Terapia Ocupacional, COVID-19Resumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou significativamente na prestação de serviços para adultos com dificuldades de aprendizagem, resultando em atividades ocupacionais, rotina e contato social reduzidos. Objetivo: Analisar os encaminhamentos recebidos para intervenção de terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem pré-COVID-19 (2019) e durante a COVID-19 (2020). Método: Estudo descritivo realizado como avaliação de serviço com uma equipe de eficácia clínica do Serviço Nacional de Saúde, em uma cidade do norte da Inglaterra, Reino Unido. A fonte de dados foi obtida a partir da documentação de encaminhamentos. Os dados quantitativos e qualitativos foram extraídos de uma plataforma de dados e analisados descritivamente em média, mediana, moda e desvio padrão, por meio do Software Microsoft Excel. Resultados: O número total de casos utilizados nesta avaliação foi de duzentos e setenta e quatro (n=274). Identificou-se que houve um aumento de encaminhamentos durante a pandemia de COVID-19, sendo o maior para a intervenção de terapia ocupacional com foco no engajamento em ocupação significativa. Nos dois anos, os encaminhamentos predominantes foram para revisões de equipamentos. Conclusão: Os dados coletados capturam uma ampla gama de informações sobre a prestação de serviços de terapia ocupacional pré e durante a pandemia de COVID-19. Tais informações subsidiam considerações futuras sobre os serviços de terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.