Terapia motora cognitiva: descrição e análise clínica de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO256033401

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Desempenho Psicomotor, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Introdução: Estima-se que 6% das crianças em idade escolar apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), caracterizado por dificuldades motoras que restringem a participação em casa, na comunidade e na escola. A Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance Approach (CO-OP) é efetiva para melhorar o desempenho funcional dessas crianças, mas há poucos dados clínicos sobre variações na resposta à intervenção. Objetivo: Identificar e descrever as características mais relevantes de crianças com TDC que influenciam sua resposta à CO-OP. Método: Estudo de caso conduzido com quatro crianças com TDC submetidas à CO-OP: as duas que obtiveram maior e menor ganho com a intervenção. Os dados obtidos no estudo foram categorizados e sintetizados para compor uma descrição clínica das características dos participantes. Resultados: Os pais das crianças com melhor desempenho apresentaram melhor estilo parental. A observação não estruturada das pesquisadoras durante as coletas identificou que as famílias das crianças com maior progresso compareceram mais vezes às coletas e eram mais engajadas. Maior apoio familiar parece proporcionar mais confiança às crianças, além de aumentar a motivação para alcançar os objetivos em terapia. Conclusão: O apoio oferecido pelos pais é fator relevante para o bom desempenho de crianças com TDC na intervenção usando a CO-OP. A descrição clínica de crianças com TDC auxilia o raciocínio durante a prática profissional por identificar características que podem influenciar o progresso na intervenção.

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Fortuna, B. C., Machado, M. O., Araújo, C. R. S., Cardoso, A. A., & Magalhães, L. de C. (2023). Terapia motora cognitiva: descrição e análise clínica de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3340. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO256033401

Edição

Seção

Artigo Original