Descrição dos planos de estudo dos currículos dos programas de terapia ocupacional oferecidos em nível mundial
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO257933702Palavras-chave:
Educação Superior, Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, CurrículoResumo
Introdução: A análise dos planos de estudo na educação universitária permite que as atualizações sejam feitas de acordo com as tendências globais e as necessidades dos contextos locais e regionais. É também um dos critérios para a avaliação da qualidade do ensino superior de acordo com as regulamentações de cada país. Objetivo: Descrever os planos de estudo de diferentes programas de terapia ocupacional em todo o mundo. Método: Estudo descritivo, com uma amostra de conveniência de 36 planos de estudo. Para a coleta e análise das informações, foi criada uma matriz de identificação para cada plano de estudo, com base em variáveis previamente estabelecidas. Posteriormente, suas semelhanças e diferenças foram identificadas. Resultados: Verificou-se que o tempo médio de treinamento foi de 4,1 anos para a América Latina; a linha de estudo da área clínica tem um número maior de cursos em todo o mundo, exceto na América Latina, onde predomina a linha de saúde mental. Conclusão: Foi encontrada uma visão geral da estrutura dos vários planos de estudo em escala global, o que nos permite refletir sobre as tendências dos perfis profissionais, de acordo com a mudança epistemológica da profissão e as necessidades globais, regionais e locais.
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