Interprofissionalidade e terapia ocupacional: percepção dos participantes do Programa de Aprimoramento Profissional em um serviço de reabilitação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE258433761

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Aprimoramento, Formação em Saúde, Trabalho em Equipe, Prática Interprofissional Colaborativa, Aprendizagem Compartilhada

Resumo

O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE) participou do Programa de Aprimoramento (PAP)2 para profissionais não médicos da área da saúde entre 1994 e 2019. O objetivo deste estudo foi conhecer e verificar a ocorrência da interprofissionalidade e o papel da terapia ocupacional entre os participantes do PAP atuantes no CEPRE. Esta é uma pesquisa descritiva, qualitativa com a participação de 18 aprimorandos das áreas de fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional que ingressaram nos PAPs realizados no CEPRE em 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, contendo perguntas fechadas e abertas, que abordaram questões referentes às experiências e vivências no PAP. Essas entrevistas foram registradas em áudio e posteriormente transcritas. Optouse pela análise de conteúdo para examinar os dados. Os resultados apontaram que o aprimoramento profissional contribuiu positivamente para a ocorrência do conhecimento sobre outras áreas, especialmente a terapia ocupacional, oportunizado através de aulas interdisciplinares. A análise de conteúdo revelou que os momentos compartilhados foram importantes para a ocorrência da prática interprofissional centrada no paciente com enfoque na integralidade, e que esse espaço fortaleceu ainda mais o trabalho.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Faria, N. M. S. de ., Uchôa-Figueiredo, L. da R. ., & Montilha, R. de C. I. (2023). Interprofissionalidade e terapia ocupacional: percepção dos participantes do Programa de Aprimoramento Profissional em um serviço de reabilitação. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3376. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE258433761

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso