A educação interprofissional no desenvolvimento da identidade profissional em terapia ocupacional: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO258833813Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Papel Profissional, Educação Interprofissional, PreceptoriaResumo
Objetivo: analisar o desenvolvimento histórico, a natureza e o volume da produção científica sobre pesquisa em educação interprofissional em terapia ocupacional, bem como os tipos de intervenções que são desenvolvidas. Método: Uma revisão de escopo com uma estrutura metodológica de quatro estágios foi usada para capturar evidências que descrevem como a pesquisa em educação interprofissional e a identidade profissional foram conceituadas e integradas à terapia ocupacional. As bases de dados incluídas foram MEDLINE, EMBASE, PubMed, Pubmed Central, ERIC, PsychInfo, Cinahl, Ciberindex, Dialnet, Scopus, Web of Science, Cochrane e Scielo. Como critérios de inclusão, os artigos deveriam descrever conceitos relacionados à terapia ocupacional e outras disciplinas, identidade profissional e educação interprofissional em estudantes e/ou profissionais. Da lista final, foram analisadas as variáveis: informações demográficas, objetivo/finalidade do estudo, detalhes metodológicos, tipos de intervenções realizadas e principais resultados/achados. Resultados: 18 artigos atenderam aos critérios e 16 foram considerados para a síntese qualitativa. Predomina a pesquisa universitária (92,3%). 75% da amostra da pesquisa se concentra nos alunos. A pesquisa mista representa 50% do estudo. As intervenções mais numerosas na Pesquisa em Educação Interprofissional são as práticas de sala de aula (62,5%) em oposição às práticas de campo (37,5%). Conclusão: este estudo mostra a força das práticas vinculadas à educação interprofissional e seu vínculo com o desenvolvimento da identidade profissional. O treinamento interprofissional colaborativo, em comparação com a educação clínica tradicional, aumenta a identidade profissional por meio da autoeficácia percebida pelos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.