A dimensão educativa na práxis da terapia ocupacional social junto a jovens de grupos populares urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE260633991

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação, Cidadania, Participação Social

Resumo

Tomando a participação popular e a democracia — tanto nas esferas micro como na macrossocial — como ideal de sociedade, considera-se imprescindível a oferta de espaços para o aprendizado de “habilidades” que garantam esses processos. Partindo de uma ampla compreensão sobre educação, tomando como referência Paulo Freire, o texto propõe refletir sobre uma dimensão educativa na práxis da terapia ocupacional social. Para tanto, utiliza-se de um breve relato de experiência desenvolvida pelo núcleo METUIA/UFSCar junto a jovens de grupos populares urbanos e à equipe gestora e técnica em um Centro da Juventude na cidade de São Carlos - SP. Ao longo de um semestre, foram desenvolvidas Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos com os/as jovens e reuniões com a equipe para discutir a natureza do espaço, suas possibilidades de uso e suas regras. Os encontros com os grupos explicitaram conflitos existentes entre os/as jovens frequentadores(as) e a equipe, e a partir deles foram propostas discussões sobre estratégias de enfrentamento da situação. Defende-se o reconhecimento de um caráter educativo nas/das práticas de terapia ocupacional social à medida que se colocam, por meio da promoção do diálogo e da conscientização, ao fomento da participação social e do exercício de cidadania.

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Silva, M. J. da, & Pan, L. C. (2023). A dimensão educativa na práxis da terapia ocupacional social junto a jovens de grupos populares urbanos. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31(spe), e3399. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE260633991

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso